Formas de tratamento do câncer

Dieta alcalina: alternativa para tratamentos contra o câncer

Instituto de Medicina Biológica      terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Ter uma alimentação balanceada é uma das medidas que ajudam no controle da prevenção do câncer. A chamada dieta alcalina vem ganhando força no tratamento da doença, evitando a propagação das células cancerígenas, as metástases. Especialistas indicam que pacientes façam uma dieta 90% alcalina, ou seja, baseada em alimentos com pH acima de 7, para prevenir o adoecimento e buscar melhoria na qualidade de vida.

De acordo com o nutrologista Francisco Humberto de Freitas Azevedo, do Instituto de Medicina Biológica em Brasília, os alimentos se dividem em acidificantes, que geram resíduos ácidos, e alcalinizantes, que geram resíduos alcalinos e ajudam no bom funcionamento do organismo. Segundo o médico, que tem se dedicado a tratamentos complementares do câncer e ao enfrentamento de doenças crônicas, o ideal é evitar os alimentos ácidos, com pH abaixo de 7. "Uma boa dieta é composta de 70% de alcalinizantes e 30% de acidificantes. O ideal seria ter o sangue com o pH acima de 7,5, o que proporciona uma maior resistência a doenças e, consequentemente, mantém uma boa imunidade, além de melhorar o metabolismo, aumentar a eliminação de toxinas e diminuir a retenção de líquidos", explica.

Mas, não é preciso cortar por completo carnes, café e outros itens da alimentação. Hábitos saudáveis, aliados à uma alimentação balanceada, são essenciais para combater o câncer. A ingestão de carnes, frituras, doces, alimentos refinados, comidas pré-fabricadas, (o famoso "fast food"), refrigerantes e massas, por exemplo, deixam o sangue muito ácido, aumentando as toxinas do corpo. "O consumo de álcool, o tabagismo, a vida sedentária, somados à poluição e o estilo de vida urbano do dia a dia e o estresse também tornam o sangue cada vez mais ácido, o que possibilita o desenvolvimento de vírus e bactérias, facilitando o aparecimento de doenças", alerta o nutrologista.

É importante enfatizar que, independente do alimento ter um sabor ácido, como as frutas cítricas, elas geram um efeito alcalinizante no corpo. Ou seja o que importa é o efeito após a digestão e não somente o sabor do alimento. O nutrólogo ainda alerta que não somente aqueles que já tiveram casos de câncer na família devem observar o índice de acidez de alguns alimentos e rever a dieta que consomem, mas todos aqueles que desejam ter uma boa saúde.

Outras informações:
Instituto de Medicina Biológica
(61) 3361-0790
www.institutomedicinabiologica.com.br

Comentários

Dores crônicas já atingem mais de 60 milhões de brasileiros

As dores crônicas estão cada vez mais frequentes na população e geram irritação, insônia, ansiedade, depressão, restrições das atividades diárias e diminuição da produtividade.

Shirley      sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Você já ouviu falar do Kefir? E você sabia que ele é bastante rico em nutrição, além de poder ser cultivado em casa?

Com seu surgimento nas montanhas do Cáucaso, o Kefir é um rico em ácido lático, acético e glicônico (ácido resultante da oxidação da glicose), composto por vitamina B12 e polissacarídeos, que são propriedades medicinais que contribuem para o equilíbrio da

Sherley      sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Dieta alcalina: alternativa para tratamentos contra o câncer

Ter uma alimentação balanceada é uma das medidas que ajudam no controle da prevenção do câncer. A chamada dieta alcalina vem ganhando força no tratamento da doença, evitando a propagação das células cancerígenas, as metástases. Especialistas indicam que p

Instituto de Medicina Biológica      terça-feira, 12 de janeiro de 2016

HIPERTERMIA - Uso do calor para tratamento do câncer

A Hipertermia é conhecida desde a época de Hipócrates, o pai da medicina que foi o primeiro a usar calor para tratar tumores malignos. A técnica visa matar as células cancerosas, que submetidas ao calor por mais de 30 minutos coagulam o seu núcleo.

Instituto de Medicina Biológica      quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Cirurgião Cardíaco admite enorme erro!

Dr. Dwight C. Lundell, MD * Nós, os médicos, com todos os nossos treinamentos, conhecimento e autoridade, muitas vezes adquirimos um ego bastante grande, que tende a tornar difícil admitir quando estamos errados. Então, aqui está: admito estar errado.

Instituto de Medicina Biológica      segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Deficiência de minerais e vitaminas podem se confundir com sintomas de depressão

Desânimo, cansaço, falha na memória, sensação extenuante, sonolência, mau humor e queda de cabelo são sintomas que podem ser confundidos com depressão. Mas podem ser apenas indicativos de pessoas que estão com deficiência de minerais e vitaminas na dieta

Instituto de Medicina Biológica      terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Você já ouviu falar do Kefir? E você sabia que ele é bastante rico em nutrição, além de poder ser cultivado em casa?

Com seu surgimento nas montanhas do Cáucaso, o Kefir é um rico em ácido lático, acético e glicônico (ácido resultante da oxidação da glicose), composto por vitamina B12 e polissacarídeos, que são propriedades medicinais que contribuem para o equilíbrio da

Instituto de Medicina Biológica      quinta-feira, 21 de janeiro de 2016